O ukulele ou ukulelê é um instrumento musical havaiano de quatro cordas. Surgiu no século XIX tendo como ancestrais o Braguinha ou Machete instrumentos levados pelos madeirenses, quando estes emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas. O Ukulele, no idioma havaiano quer dizer, dentre as interpretações possíveis, “pulga saltitante”, por causa do movimento das mãos de quem o toca.
Tamanhos
Quatro tamanhos de ukulele são os mais comuns: soprano, concert, tenor e barítono. O concert, com escala de 38 cm, foi criado na década de 1920, como uma modificação do soprano, com um braço mais longo. O tenor, que tem a escala com comprimento de 43 cm, foi desenvolvido logo em seguida. O barítono, que tem a escala de 48 cm foi o último a ser inventado, na década de 1940.
Afinação
A afinação mais popular é a em C6 (G4, C4, E4, A4). Para os tamanhos concert e tenor a afinação mais usual também é a em C6. Uma característica do instrumento é a utilização da afinação reentrante, que a quarta corda é mais aguda do que a terceira. No entanto, uma quarta corda grave pode ser utilizada (afinação linear). O ukulele barítono normalmente é afinado linearmente em D,G,B,E, como as 4 cordas mais agudas de um violão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário